Skip to content


RobotQt – Simulador de robôs autônomos

É com grande euforia que anuncio o novo projeto que eu, Leandro Lameiro, Leandro Guilherme e Luiz Cardoso estamos planejando: RobotQt.

Mas o que será esse projeto?

RobotQt será um projeto com foco educativo e acadêmico. Com esse software, o usuário poderá simular sua programação autônoma de seu robô. Por exemplo em projeto como o FIRST.

Objetivo do projeto

Temos como o objetivo principal(por enquanto) motivar e incentivar o uso da robótica em escolas e universidades. Com o nosso software não será preciso ter um hardware físico para fazer testes. Outro fator positivo é que iremos portar nosso software para Windows, Mac e Linux.

Como funciona?

A idéia inicial(depois explico o porquê inicial) do projeto é fazer com que um usuário configure seu robôzinho com motores e sensores. Fazendo assim testes de uso dos sensores e motores.
O legal disso é que a engine pode ser estendida, fazendo com que você possa crias suas próprias classes. Exemplo: Você vai usar um tipo de sensor que não tem por padrão no software, então é só extender a classe abstrata Sensor e criar o seu próprio.
A parte mais legal do projeto é a programação da parte autônoma. Isso será feito com Lua(incentivo ao software livre brasileiro ;) ). Todos os sensores e motores será acessado pelo seu programinha feito em Lua. Podendo fazer testes, loops e tudo que um autônomo têm direito.

Para o futuro do projeto, pretendemos suportar um maior numero de padrões de robótica e também hardware. Além da dar suporte para Python.
E pelo fato de ser software livre, acreditamos ter um suporte muito bom da comunidade e principalmente com código para dar uma maior extensão ao nosso suporte à sensores, etc.

Desenvolvimento

Projeto será desenvolvido com C++ e Qt4. Terá suporte a scripting em Lua.
E estamos também participando no Qt-Contest.

Quer ajudar no projeto?

Ainda não temos nenhum release, estamos em fase de planejamento. Mas todo tipo de ajuda será bem vinda!
Acesse o site do projeto!

Fiquem atentos, vou sempre estar postando mais sobre o projetinho.

Technorati Tags: , , , , ,

Posted in Artigos, Diversos, Projetos, RobotQt.

Tagged with , , , .


3 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. dded says

    Muito bom!

  2. pslacerda says

    Você ainda está trabalhando no RobotQt? Vi no site do projeto que a última atividade foi em fevereiro :-( Sou relativamente novo com programação e python, mas que outro tipo de ajuda/estímulo podemos dar?

Continuing the Discussion

  1. Procura-se voluntário para projeto RobotQt | Felipe Tonello linked to this post on May 16, 2008

    [...] informações sobre o projeto: http://felipetonello.com/blog/2008/04/23/robotqt-simulador-de-robos-autonomos/ Site do projeto RobotQt: [...]



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.